NEP da Cassems marca presença no maior ‘Congresso Brasileiro de Medicina Tropical’
- NEP
- 8 de out. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 16 de dez. de 2024
08/10/2024 09:24 Por - Ascom Cassems

O Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP), da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), esteve representado no “59º Congresso Brasileiro de Medicina Tropical”, promovido pela Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), que aconteceu entre os dias 22 e 25 de setembro de 2024, em São Paulo (SP). O evento contou com a participação dos professores Dr. Everton Lemos (analista de pesquisa) e Dra. Vania Stolte (coordenadora do NEP), que representaram a instituição no congresso.
Segundo Vânia Stolte, “a Cassems vem contribuindo para a realização de pesquisas clínicas e epidemiológicas, destacando-se a atuação dos programas de residência médica que, por meio da pesquisa, procuram aprimorar os conhecimentos, resultando numa assistência ainda mais segura e qualificada. E são os resultados dessas pesquisas que estamos compartilhando em espaços importantes de divulgação científica no cenário nacional e internacional, como o ‘59 º Congresso Brasileiro de Medicina Tropical’”.
O “Congresso Brasileiro de Medicina Tropical”, considerado o maior evento nacional da área, trouxe em sua edição de 2024 o lema “Medicina Tropical sob o Olhar de Saúde Única”, reafirmando a importância de uma abordagem integrada e sustentável que conecta a saúde humana, animal e ambiental como pilares indissociáveis para enfrentar os desafios sanitários das populações mais vulneráveis.
Foram apresentados estudos resultantes dos trabalhos de conclusão de residência médica em Pediatria do NEP/Cassems, com foco em temas relevantes para o atendimento pediátrico e o controle de doenças infecciosas, destacando as especificidades do contexto de saúde em Mato Grosso do Sul.
Perfil dos Casos de Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC) em Pediatria de um Hospital de Autogestão em Mato Grosso do Sul
Autores: Bianca Ferreira Bazzo, Maria Auxiliadora Budib, Vania Paula Stolte Rodrigues, Everton Ferreira Lemos.
O estudo analisou o perfil clínico de crianças de 0 a 12 anos, internadas com pneumonia adquirida na comunidade (PAC), em um hospital de autogestão em Campo Grande-MS. A pesquisa apontou uma prevalência global de 10,7% de PAC no setor de pediatria, sendo a maioria dos casos em crianças do sexo masculino (63,6%), com idade predominante entre 2 e 3 anos. A prevalência de complicações foi de 29,5%, associada principalmente ao uso prévio de antibióticos. O estudo reforça a importância de uma abordagem cuidadosa para a PAC, devido ao seu impacto significativo na morbidade infantil.
Série Temporal e Distribuição Espacial das Notificações de Sífilis Gestacional e Congênita em Mato Grosso do Sul: 2013-2022
Autores: Rafaela PreisslerVicensi, Marcia JaniniDal Fabro,Maria Auxiliadora Budib,Ana Carolina Alvarenga, Ana Paula Proti,Vania Paula StolteRodrigues, Everton Ferreira Lemos
Este estudo analisou a evolução e a distribuição geográfica dos casos de sífilis gestacional (SG) e sífilis congênita (SC) em Mato Grosso do Sul, no período de 2013 a 2022. Foram notificados 12.082 casos de SG e 2.997 de SC no estado, com a maioria das gestantes (72%) entre 20 e 39 anos. Apesar de uma alta taxa de triagem no pré-natal, a qualidade do tratamento e a adesão ao mesmo ainda são preocupações.
Pneumonia Necrosante por Pseudomonas aeruginosa em Recém-Nascido: Relato de Caso
Autores: Maria Carolina Guimarães Albertini, Everton Ferreira Lemos, Vania Paula Stolte Rodrigues , Marcia Maria Ferrairo Janini Dal Fabro, José Mendes de Carvalho Filho.
A pesquisa trouxe um relato de caso de pneumonia necrosante por Pseudomonas aeruginosa em um recém-nascido, de 15 dias, internado em Campo Grande-MS. O diagnóstico precoce e a intervenção rápida foram essenciais para a evolução positiva do paciente. O estudo ressalta a necessidade de monitoramento rigoroso de infecções bacterianas em neonatos, especialmente em casos que não respondem ao tratamento inicial, para evitar desfechos desfavoráveis.
Contribuições para a Saúde Pediátrica
Os trabalhos apresentados no Congresso reforçam o compromisso do NEP/Cassems com a formação de seus residentes, assim como a qualidade de produção científica, voltada para a melhoria do atendimento pediátrico no estado. A participação no evento é um marco para a divulgação das pesquisas realizadas na Rede Cassems e contribui para o desenvolvimento de práticas baseadas em evidências no cuidado com a saúde infantil.
“É uma oportunidade única de apresentar os trabalhos de nossos residentes egressos, destacando as pesquisas desenvolvidas em nosso centro e promovendo um intercâmbio de experiências com profissionais de todo o Brasil. Essas produções refletem a dedicação e o compromisso de cada um deles em contribuir para a saúde infantil”,afirmou o analista de pesquisa do NEP/Cassems e coautor dos estudos, Dr. Everton Lemos.
A presença no “Congresso Brasileiro de Medicina Tropical” fortalece o protagonismo da Cassems na promoção de saúde de qualidade e na produção de conhecimento científico, sempre buscando melhorar o cuidado com os beneficiários da Caixa de Assistência dos Servidores de Mato Grosso do Sul.
Komentarze